quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Entrevista: Maria Valeria Pinto Medici

Durante o período de organização do I Seminário de Educação da Maré, a equipe de comunicação da Redes entrevistou algumas pessoas que estão envolvidas com o evento para saber suas opiniões sobre temas ligados à educação e ao seminário. Confira!

*Maria Valeria Pinto Medici é coordenadora da IV Coordenadoria Regional de Educação.

1. Como a IV CRE vê esse momento de interação entre escola-comunidade, unidas para pensar novos caminhos para a Educação na Maré?

Considerando a importância da Educação na formação de cidadãos comprometidos com o espaço em que vivem e com uma sociedade mais justa e solidária, a E/SUBE/4ªCRE entende que a interação entre escola-comunidade apresenta a possibilidade e a oportunidade de “romper com o reducionismo e arcaísmo do Ensino e ousa, através de sua recriação, sintonizar nossas escolas com o Tempo em que vivemos e a sociedade que buscamos reconstruir, através de ações autônomas e solidárias” (in Multieducação, 1996), reconhecendo a complexidade do universo no qual a Maré está inserida – a cidade do Rio de Janeiro, suas famílias e seus filhos – alunos da nossa Rede, com todas as suas histórias e marcas sócio-econômicas, históricas e culturais.


2. Qual a importância da parceria entre a Redes de Desenvolvimento da Maré, a SME e a IV CRE na realização do I Seminário de Educação da Maré?

A E/SUBE/4ªCRE, como extensão da Secretaria Municipal de Educação, vê e se compromete com este Seminário, por acreditar que este é mais um espaço democrático e genuíno de diálogo, por ser tecido pelas mãos dos atores que, em seu cotidiano, vivem, convivem e percebem a riqueza, a diversidade e o potencial desta comunidade.

3. O Seminário também está lançando um edital de seleção de artigos para a publicação “Escola, Violência e Segurança Pública: caminhos possíveis para a melhoria da Educação na Maré”. Como essa publicação contribui para superar o desafio do baixo desempenho escolar?

Materializar o fruto das discussões é, sem dúvida, um instrumento importante porque desperta o sentimento de pertencimento em todos aqueles que se comprometem com esta tarefa, em se tratando de temas tão pertinentes e diretamente relacionados ao cotidiano das escolas. Estas produções vêm revitalizar o currículo pautado numa concepção sócio-histórico-cultural, ampliando a visão desta comunidade que se reconhece, atua, significa e resignifica conhecimentos, solidificando as bases pedagógicas e repercutindo, consequentemente, numa Educação de qualidade.
 

Finalizamos, citando as palavras da Secretária de Educação – Claudia Costin: “Dar um salto de qualidade na Educação não é uma tarefa fácil e nem se resolve em um ano. Envolve esforço de todos: educadores, pais, sociedade civil, e poder público.” (www.rio.rj.gov.br/sme).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

I Seminário de Educação da Maré: refletindo sobre o ensino fundamental

Inscrições
As inscrições para o seminário estão encerradas.

Publicação
Como desdobramento do seminário será publicado o livro "Escola, Violência e Segurança Pública: caminhos possíveis para a melhoria da Educação na Maré". A Redes da Maré, através do Núcleo de Pesquisas em Favelas e Espaços Populares, está recebendo os artigos dos profissionais de educação da Maré. Participe! Compartilhe e divulgue suas produções acadêmicas, artigos e relatos de experiência.

Acesse aqui o edital final.

Faça o download do edital.

Agenda
Saiba mais sobre a programação do dia clicando em Agenda

Faça o download da programação aqui.

Alimentação
Informamos que a comissão organizadora negociou com o Restaurante Fundão Grill para fornecer a alimentação no dia do Seminário. O kilo custa R$ 22,90 e o estabelecimento não aceita cartão de crédito, aceitando como forma de pagamento apenas cartão de débito e dinheiro.


Como chegar

Veja como chegar ao local do seminário, acessando o Mapa do Fundão.

Dia do seminário: 07 de novembro de 2009
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Ciências da Saúde – CCS – na Ilha do Fundão
Auditório: Auditório Quinhentão
Mais Informações: (21) 3105-5623