sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Entrevista com: Eblin Farage*

Durante o período de organização do I Seminário de Educação da Maré, a equipe de comunicação da Redes entrevistou algumas pessoas que estão envolvidas com o evento para saber suas opiniões sobre temas ligados à educação e ao seminário. Confira!

*Eblin Farage é Doutoranda de Serviço Social pela Uerj, Diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares.

1. Como a favela vem sendo tratada pelo poder público?
 

De forma geral, a favela ainda é tratada pela maior parte do poder público como espaço de subalternização, ou seja, é tratada de forma pouco qualificada.  Isso pode ser identificado na qualidade das políticas públicas inseridas nesses territórios.
A favela, e por consequência seus moradores, ainda são vistos como algo a parte da cidade, o que acaba por produzir estigmas, estereótipos e um tipo de intervenção pública que não parte do direito e não prima pela dignidade humana.

2. Qual a importância da criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares dentro de um bairro como a Maré?

O objetivo de criar o Núcleo é o de construir um espaço de articulação de pesquisadores oriundos e/ou atuantes nos espaços populares, como forma de qualificar as análises e as produções teóricas sobre esses espaços. Nosso desejo é criar uma rede de pesquisadores que possam produzir, a partir da realidade dos espaços populares, reflexões e análises que, de formas diferentes, contribuam para a qualificação das políticas públicas e para o reconhecimento desses espaços como cidade.
Outro objetivo do Núcleo é contribuir para a qualificação teórica dos projetos e ações desenvolvidas pela Redes de Desenvolvimento da Maré, por isso pensar em ações que estejam imbricadas no objetivo maior da instituição e que contribuam para a construção de um projeto estruturante para a Maré.


3. Por que a realização do I Seminário de Educação na Maré como primeira ação do Núcleo?

O I seminário de educação da Maré surge como iniciativa da REDES, por conta de sua longa trajetória na área de educação, em especial pelo Programa de Criança Petrobras na Maré. Como um dos objetivos do Núcleo é contribuir com a concretização de ações e projetos que estejam voltados para um projeto estruturante para a Maré, avaliamos que essa seria uma ótima oportunidade de dar início as nossas ações, já que consideramos a Educação uma área fundamental de atuação para pensar um projeto de desenvolvimento para a Maré.
O Núcleo é formado por educadores e professores, que têm vínculos diferenciados com a REDES e com a Maré.  Então, para nós, foi mais do que natural aceitar esse desafio, além de ser muito prazeroso contribuir para pensar a educação na Maré e a superação de suas dificuldades.


4. O Seminário também está lançando um edital de seleção de artigos para a publicação “Escola, Violência e Segurança Pública: caminhos possíveis para a melhoria da Educação na Maré”. Qual a importância desse edital e da publicação?

Essa será a primeira publicação organizada pelo Núcleo, e com ela vem a expectativa de dar início a uma série de publicações que reflitam, pensem e indiquem caminhos para o trabalho realizado na Maré.
Acreditamos que a organização de uma publicação como essa também é o espaço para que pessoas troquem informações, se conheçam e juntas possam pensar e propor alternativas para os problemas da Maré, neste caso a educação, segurança pública e violência.

Um livro não é apenas um espaço de produzir um artigo, um conhecimento individual, mas, ao contrário, é o espaço de socializar reflexões coletivas, aprendizados e boas práticas. È nesse caminho que apostamos, por isso a realização de tantas parcerias, pois acreditamos que esse trabalho de pensar a Maré deve ser construído coletivamente.




Um comentário:

  1. Ola
    Pude receber no meu email sobre o movimento de vcs e gostaria de q lessem um pouco sobre um movimento q tbm estamos fazendo aqui em sao paulo para melhorias na educação e em nossa instituição de ensino!!!


    Leiam e qlqr coisa entrem em contato!!!

    jornal10demarco@hotmail.com

    Se puderem nos ajudar a divulgar...Ficaremos grato!!!



    "Nós, alunos da E.E. Prof. José Vieira de Moraes, vimos por meio desta carta esclarecer o quadro geral em que a nossa escola se encontra desde a entrada da Sra. Diretora Elaine Aparecida Steimbach Feitosa. Muito provavelmente os senhores escolheram esta escola por ela ser a melhor escola do bairro e talvez da região. Mas o que vem ocorrendo desde que tomou posse a atual diretora foi um verdadeiro desmantelamento do ensino naquela escola. Mais de dez meses depois de ter assumido, a Sra. Elaine Feitosa tem se mostrado incompetente e autoritária no cargo de diretora do José Vieira. Foi com essa insatisfação que nós realizamos no dia 10 de março deste ano, um grande protesto, que mobilizou todos os períodos, contra as arbitrariedades da Sra. Diretora com relação aos alunos. Nesse dia o protesto foi iniciado porque um aluno que passava mal foi proibido de ir para casa e a escola se negou a comunicar os pais do garoto. Mas isso foi apenas um dos muitos motivos que nos levaram a nos manifestar. Nós queremos que a escola seja um local onde possamos estudar com tranquilidade, e não onde os alunos façam uso de drogas e os professores trabalhem estressados devido às ordens da diretora. Nós queremos que a biblioteca seja aberta para consulta e pesquisa, ao invés de excluir os alunos por meio de um portão que nos impede de entrar em contato com o maravilhoso mundo dos livros. Nós queremos que o professor seja livre para ensinar, e nós para aprender, e não que os dois sejam "amarrados" por uma cartilha que o governo manda para nos emburrecer. Enfim, queremos que o ensino da nossa escola volte a ter a qualidade que tinha e que melhore mais a cada dia. Mas nada disso cai do Céu. É preciso lutar por isso. Portanto pedimos o apoio de todos os pais e responsaveis nessa luta que não é só nossa, é também sua. Por isso vimos aqui convidar os senhores para que compareçam no dia 13/11 à escola, onde faremos uma paralização de todos os alunos e professores, para nos apoiar. Façam isso por nós, façam isso pelos seus filhos, FAÇAM ISSO POR VOCÊS! UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SÓ SE CONSTRÓI COM A UNIÃO DE TODA A COMUNIDADE! Atenciosamente,

    Alunos, Profs, Funcionarios e a Comunidade!"

    ResponderExcluir

I Seminário de Educação da Maré: refletindo sobre o ensino fundamental

Inscrições
As inscrições para o seminário estão encerradas.

Publicação
Como desdobramento do seminário será publicado o livro "Escola, Violência e Segurança Pública: caminhos possíveis para a melhoria da Educação na Maré". A Redes da Maré, através do Núcleo de Pesquisas em Favelas e Espaços Populares, está recebendo os artigos dos profissionais de educação da Maré. Participe! Compartilhe e divulgue suas produções acadêmicas, artigos e relatos de experiência.

Acesse aqui o edital final.

Faça o download do edital.

Agenda
Saiba mais sobre a programação do dia clicando em Agenda

Faça o download da programação aqui.

Alimentação
Informamos que a comissão organizadora negociou com o Restaurante Fundão Grill para fornecer a alimentação no dia do Seminário. O kilo custa R$ 22,90 e o estabelecimento não aceita cartão de crédito, aceitando como forma de pagamento apenas cartão de débito e dinheiro.


Como chegar

Veja como chegar ao local do seminário, acessando o Mapa do Fundão.

Dia do seminário: 07 de novembro de 2009
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Ciências da Saúde – CCS – na Ilha do Fundão
Auditório: Auditório Quinhentão
Mais Informações: (21) 3105-5623